25 de julho de 2016

MEU PRIMEIRO LIVRO: TE CONTEI? (DA CRIAÇÃO AO LANÇAMENTO)

Oi personas!

Tudo bem com vocês?

Bom, estou voltando periodicamente ao blog, que agora terá conteúdos diversos, desde vestibular (minha atual fase), até viagens e entretenimento.

Quem curte a página do blog no face (Clique Aqui), viu um tempinho atrás que lancei meu primeiro livro, exatamente, MEU LIVRO. Vou contextualizar explicando como foi o processo até a conclusão.

Eu desde de sempre gostei de ler e escrever, sobre várias coisas, os sentimentos sempre me instigaram de uma maneira maior, porém, eu escrevia textos aleatórios, sem conexão e guardava-os.

Cheguei a começar a escrever um livro com uma história, com enredo, personagens e suas vidas, uns 15 capítulos para ser mais exata, porém, percebi que não era muito o que eu gostava de escrever, já não estava vivenciando as mesmas coisas, então parei.

Depois disso que comecei com os textos, sempre voltados para os sentimentos e a interação humana em geral, e há um ano atrás, meu pai me incentivou a unir todos os textos e publicar algo meu e foi isso que fiz. Em menos de um mês já estava procurando e até organizando o conteúdo.

Guardei meu salário do estágio por uns dois meses, meu pai me ajudou também e conforme ia expondo meu projeto, mais pessoas se prontificavam a me ajudar. Fui em uma gráfica, que me indicou um desing gráfico, logo o procurei e ele me auxiliou muito nessa parte que eu não sabia como funcionava.

Fiz um primeiro contato com ele, que fez um orçamento. Cerca de um mês estava tudo pronto, fomos acertando e afinando todos os pequenos detalhes, ele me explicou algumas coisinhas técnicas e etc.

Já tinha o design do livro pronto, porém, além dos textos, quis encaixar algumas frases, que precisavam de algum tipo de ilustração. Falei com um amigo, que indicou uma amiga dele (nada como o boca a boca gente). Conversei e mandei as frases para ela, que foi super atenciosa e atendeu todos os meus pedidos.

Desenhos prontos, design pronto, porém, faltava a capa. Meu pai tem um amigo, chamado Danilo Ferrara, ele é um artista e me ajudou/fez, a capa do meu livro. Ele foi o braço direito desse processo de criação, fez várias capas, até chegarmos em uma.

Ah, vale lembrar, a correção do livro é de suma importância e foi feita por uma professora minha, do colégio, mestre em redação.

Capa pronta, a mandei para o gráfico novamente, para colocar ajustar medidas e etc, ele colocou no formato pronto para mandar para a gráfica. 

Procurei diversas gráficas aqui na minha cidade, escolhi a com uma qualidade boa, e um preço mediano. Fui até a gráfica e conversei com o editor, que me explicou muita coisa. Eu já tinha o modelo do livro em mente, isso já adiantou bem o processo. 

Já tinha o papel em mente, as cores, a capa, os detalhes, as espessuras, etc. Eu escolhi fazer meu livro no papel Pólen Bold 90g, que é aquele papel mais grossinho e tem um tom puxado para o amarelinho, bem claro.

Com toda a parte burocrática resolvida, mandei para imprimir um primeiro livro para aprovação, dois dias depois fui buscá-lo. Abrindo um parênteses aqui, existem gráficas mais baratas, ou gráficas com uma melhor qualidade, mas, eu desde o começo quis acompanhar tudo de pertinho, participar de tudo, escolher, etc, então optei por fazer aqui mesmo na minha cidade.

Continuando, fui buscar o primeiro livro, que é chamado de boneco. Quando peguei meu livro em mãos quase pirei!!! Sério, foi uma sensação única, uma mistura de orgulho, com um sentimento de missão cumprida, sabe?! É indescritível!

Trouxe-o para casa, meu pai e eu analisamos tudo, desde dobras até possíveis erros. Encontrei alguns erros, de palavras, então falei com a gráfica e eles acertaram tudo.

Três dias depois meus livros estavam em processo de produção e em uma semana TODOS eles estavam em minhas mãos. Vale ressaltar que ao publicar um livro é de extrema importância garantir o código ISBN (International Standard Book Number) que é um registro oficial, ele serve para proteger sua obra de possíveis plágios, a própria gráfica fez esse registro e me enviou a nota, vinculada ao livro.

Comecei a divulgar em algumas redes sociais, e um mês depois resolvi fazer um lançamento, que precisou de muito planejamento, tanto financeiro quanto estratégico. Nesse meio tempo, meu pai conseguiu algumas entrevistas em jornais e revistas para a divulgação, isso foi muito importante. (Deixarei os links abaixo)

Fui com minha mãe ver o espaço do lançamento, optamos por fazer em um bar/restaurante/café aqui na minha cidade. Escolhemos algumas comidinhas para servir e lançamento não precisa ser extremamente formal, colocamos uns canapés, uns antepastos e pela bebida optamos por servir um frisante. Fechamos um valor e uma quantidade.

Chamei um amigo dos meus pais para tocar uma música ambiente e optamos por ficar com o lounge externo do lugar, que tem árvores e etc, foi uma noite muito agradável e muito bacana, é uma noite voltada totalmente ao escritor. Assinei todos os livros comprados na hora e minha amiga, que fez uma breve descrição na orelha do livro, ficou de caixa para mim, hahaha.

Foi uma coisa que marcou minha vida, afinal, era algo meu, para mim e de repente, virou algo para todo mundo. O público que mais atingi foram meninas entre 13 e 17 anos, era o esperado.

Se você escreve, ou tem vontade, comece já! Não é algo difícil, mas demanda paciência, tempo, boa vontade e dinheiro. Eu planejei e paguei a maior parte, inclusive o lançamento com meu dinheiro, era algo que eu realmente queria. 

Procure sempre profissionais de confiança, não exponham seu material para qualquer pessoa e garanta que a sua editora providencie o ISBN, que é MUITO importante.

Com planejamento e paciência tudo dá certo, compartilhe suas ideias, assim você encontrará muitas pessoas dispostas a te ajudarem, assim como aconteceu comigo, tive muito apoio e ajuda de pessoas essenciais.

Esse post ficou maior do que eu esperava, mas quis garantir todos os detalhes e informações, mas foi basicamente isso, com 16 anos, lancei meu primeiro livro!
______________________________________________________________

>Você pode conferir as reportagens sobre meu livro clicando aqui e aqui, o primeiro é do portal Meon e o segundo do O Vale, ambos aqui da minha região.

Se você se interessou pelo livro, entre em contato comigo, para que você possa garantir o seu exemplar!

Versão física: R$ 30,00
Versão digital (PDF): R$ 15,00

Como falar comigo?

*E-mail: livrotecontei@hotmail.com

*Página do livro no facebook: https://www.facebook.com/livrotecontei/

*Instagram: @livrotecontei

Se você ficou com alguma dúvida, ou quer fazer uma pergunta, me envie uma mensagem no e-mail que a responderei!
______________________________________________________________

Um pouco sobre o conteúdo do meu livro!

Resumo: "Num mundo onde passo por diversas experiências do coração, os sentimentos são múltiplos e as inspirações me parecem infinitas... Através das crônicas e dos contos, busquei, com leveza, ressaltar a importância deles. 
Convido você a partilhar desses sentimentos esquecidos e redescobri-los através desta leitura.
Pegue uma xícara de café e sinta-se abraçado!"

Algumas fotos do lançamento:

  


Essa aí de cima é a Bella, ela foi responsável por dar vida as frases.




 Esse é o querido Danilo Ferrara, autor da minha capa.











Essa é a Vicky, minha amiga faz dez anos, me ajudou de uma maneira impagável! <3



Bom, o post ficou longo, mas bem explicado. Se tem alguma pergunta, dúvida, ou quer bater um papo, sabe onde me encontrar!

É isso, espero que tenha ajudado ou agregado algo que alguma maneira.

Até o próximo post! :)

Beijo,

Juana.







Nenhum comentário: